CNU: Bloco 7 Registra Concorrência Acirrada
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os dados de concorrência do Concurso Nacional Unificado (CNU) após as abstenções, revelando os números para os candidatos do bloco 7, de Gestão Governamental e Administração Pública.
Segundo os números apresentados, o cargo de Analista Administrativo da PREVIC (aberto a todas as áreas de formação) se destacou como o mais concorrido.
Com 125.926 candidatos presentes no dia da prova, a disputa por uma das 9 vagas oferecidas atingiu uma média de 13.991,8 candidatos por vaga.
Embora inicialmente houvesse 226.483 inscritos, essa estatística considera apenas os que compareceram ao exame realizado em 18 de agosto.
Além disso, vale ressaltar que essa relação de candidatos não inclui aqueles que foram eliminados por motivos como marcação incorreta do gabarito ou falhas no preenchimento das instruções previstas no edital.
O cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o EPPGG do Ministério da Gestão, contou com 241.839 inscritos, mas 135.145 candidatos compareceram na prova. São 80 vagas em disputas, com concorrência de 1689,3 por vaga.
Outro cargo de destaque em termos de concorrência foi o de Analista em Ciência e Tecnologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também para qualquer área de conhecimento.
Para as 18 vagas disponíveis, compareceram 107.309 candidatos, resultando em uma média de 5.961,6 concorrentes por vaga. O total de inscrições iniciais para essa função foi de 188.904.
Na outra ponta, o cargo com a menor demanda foi o de Arquivista do MGI, que exige formação em Arquivologia.
Para esse cargo, houve 1.985 candidatos presentes, competindo por 16 vagas, o que gerou uma concorrência de 124,1 candidatos por vaga. A quantidade total de inscritos foi de 3.309.
Os candidatos que prestaram o concurso devem ficar atentos às próximas datas importantes. A nota preliminar da prova discursiva será divulgada no dia 8 de outubro, e, a partir dessa data, estará aberto o período para interposição de recursos.
Clique no bloco 7 para ver o pdf
Veja o Cronograma Completo do Enem dos Concursos
- 08/10: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva.
- 08 e 09/10: Período para interposição de pedidos de revisão das notas da discursiva.
- 08/10: Convocação para o envio de títulos (via upload).
- 09 e 10/10: Envio de títulos pelos candidatos.
- 17/10: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva.
- 17/10: Convocação para verificação da condição de concorrência às vagas reservadas para candidatos negros e indígenas (somente para cargos da Funai).
- 17 a 25/10: Período de perícia médica (avaliação biopsicossocial) para candidatos que declararam deficiência.
- 02 e 03/11: Procedimentos de verificação das vagas reservadas para candidatos negros e indígenas.
- 04/11: Divulgação do resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 04 e 05/11: Período para interposição de recursos sobre o resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 13/11: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência.
- 13 e 14/11: Período para interposição de recursos sobre as avaliações de autodeclaração e condição de deficiência.
- 19/11: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
- 21/11: Divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já revelou que o governo federal definiu agosto de 2025 como data da prova do próximo Concurso Nacional Unificado.
O Enem dos Concursos de 2025, segundo Dweck, é uma possibilidade que está condicionada ao balanço das provas do primeiro edital.
De acordo com a ministra, “o balanço é muito positivo, do ponto de vista da demanda, da opinião pública sobre a ideia de uma prova unificada, da possibilidade de diversificar mais o público”.
Dweck explicou que o objetivo é anunciar o novo CNU no final de 2024 ou até o início de 2025, com a prova em agosto. “A gente tem muita vontade de realizar o novo (CNU). Ano que vem seria ideal porque 2026 é ano eleitoral, e é mais difícil fazer concurso em ano de eleição. Então a nossa ideia seria ano que vem. Fazer o balanço da prova, e aí sim, tomar a decisão, para até o início do ano que vem, se for ter o novo, a gente anunciar e publicar o edital.”
Esther Dweck enfatizou que o novo edital precisa ser publicado até março de 2025 para garantir que as provas sejam realizadas em agosto do mesmo ano.
O mês foi escolhido devido às condições climáticas mais favoráveis, minimizando os impactos das chuvas.
🎯 CNU 2025 - Conhecimentos Gerais e Específicos Comuns [TODOS OS BLOCOS] - Pré-Edital 2025 🎓