23/10/2023
por Assessoria de Comunicação
Concurso Nacional Unificado: área 5 tem 1470 vagas autorizadas
Com 1470 vagas autorizadas de nível superior, o Bloco Temático 5, do Concurso Nacional Unificado, reúne os cargos de Analista Técnico de Política Sociais (ATPS) - Ministério da Gestão, Indigenista Especializado (Funai), Analista de Gestão em Saúde (Fiocruz), Pesquisador em Saúde Pública (Fiocruz), Tecnologista em Saúde Pública (Fiocruz), Tecnologista (Ministério da Saúde) e Analista Técnico Administrativo (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
São 7 cargos em 5 órgãos, com o ATPS atuando de forma transversal. No caso dos ATPS, vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), segundo a autorização publicada no Diário Oficial, o provimento dos cargos tem o objetivo de atender às áreas de saúde, previdência, emprego, renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, à pessoa com deficiência, ao idoso e ao indígena.
Veja a distribuição de vagas
MGI (ATPS): 500 vagas;
Funai: 350 vagas;
FIOCRUZ: 300 vagas;
Ministério da Saúde: 220 vagas; e
Ministério da Justiça: 100 vagas.
Conteúdo programático
De acordo com o Ministério da Gestão, as provas serão baseadas no Guia Referencial para Concursos Públicos, da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).
As provas objetivas são de aplicação geral e deverão perpassar os seguintes temas:
➧ valorização do ethos público
➧ realidade brasileira e das relações entre Estado
➧ políticas públicas e desenvolvimento nacional
Outras disciplinas incluem, por exemplo, conhecimentos referentes às bases constitucionais do Estado, à estrutura e funcionamento da administração pública e fundamentos do direito administrativo.
As provas específicas e dissertativas abordarão temas relacionados aos blocos temáticos pré-estabelecidos.
Edital e provas
O edital do Concurso Nacional Unificado será publicado até 20 de dezembro de 2023, e as provas vão ser aplicadas até março de 2024.
O resultado final do certame será publicado até maio de 2024, com posse dos novos servidores em agosto do ano que vem.