CNU 2024: autorizada nomeação de mais de 4 mil aprovados
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 3.114, que autoriza o provimento de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) primeira edição.
De acordo com o MGI, os primeiros atos de nomeação estão previstos para serem publicados já no mês de maio.
A medida permitirá que 16 órgãos e entidades da administração pública federal iniciem os trâmites para nomeação de candidatos em cargos que não exigem curso de formação.
Com a publicação da portaria, caberá a cada órgão envolvido conduzir os procedimentos administrativos de nomeação e posse.
A autorização é respaldada pela Lei Orçamentária Anual de 2025, sancionada previamente, que garante os recursos financeiros necessários para a efetivação das nomeações.
A documentação técnica e jurídica que fundamenta o ato já havia sido elaborada pelo MGI e validada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
As nomeações abrangem cargos de nível médio e superior, em áreas como administração, engenharia, comunicação, estatística, educação, tecnologia, políticas públicas e saúde.
🎯 CNU 2025 | Ministério da Gestão | Curso Analista-Técnico Administrativo (ATA) 🏆
Os cargos e vagas autorizadas estão distribuídos entre os seguintes órgãos e entidades:
Ministério da Gestão e da Inovação (MGI): 370 vagas, incluindo Analista Técnico-Administrativo (190), Engenheiro (68), Economista (27), Médico (20), Arquiteto (14), Estatístico (12), Técnico em Comunicação Social (10), Bibliotecário (4), Contador (5), Psicólogo (2), Técnico em Assuntos Educacionais (2) e Arquivista (16).
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): 60 vagas, sendo 50 para Analista Técnico-Administrativo e 10 para Economista.
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA): 440 vagas, com destaque para Auditor-Fiscal Federal Agropecuário (200), Agente de Atividades Agropecuárias (100), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100) e Técnico de Laboratório (40).
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): 80 vagas, divididas entre Analista em Ciência e Tecnologia (40) e Tecnologista (40).
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA): 742 vagas, contemplando Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (446), Engenheiro Agrônomo (159) e Analista Administrativo (137).
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): 296 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): 50 vagas para Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais.
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI): 502 vagas, com 350 para Especialista em Indigenismo e 152 para Técnico em Indigenismo.
Ministério da Saúde (MS): 220 vagas para Tecnologista.
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): 100 vagas para Analista Técnico-Administrativo.
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC): 40 vagas, sendo 15 para Analista Administrativo e 25 para Especialista em Previdência Complementar.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 890 vagas, incluindo Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (312), Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (300), Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura (275) e Pesquisador (3).
Advocacia-Geral da União (AGU): 400 vagas, com cargos de Analista Técnico-Administrativo (90), Administrador (154), Contador (47), Economista (35), Engenheiro (18), Técnico em Assuntos Educacionais (20), Técnico em Comunicação Social (9), Psicólogo (10), Médico (3), Estatístico (7), Arquiteto (5) e Arquivista (2).
Ministério dos Povos Indígenas (MPI): 30 vagas para Analista Técnico-Administrativo.
Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO): 60 vagas, sendo 45 para Analista Técnico-Administrativo e 15 para Economista.
Ministério da Cultura (MinC): 50 vagas para Analista Técnico-Administrativo.
-
A autorização não
contempla cargos que exigem curso de formação, cuja nomeação
ocorrerá posteriormente, conforme conclusão das etapas específicas.
Confira a portaria na íntegra:
Portaria MGI Nº 3114 de 25 de abril de 2025
➡️ Compartilhe essa notícia no WhatsApp
➡️ Compartilhe essa notícia no Telegram
🎯 CNU 2025 | Ministério da Gestão | Curso Analista-Técnico Administrativo (ATA) 🏆
VEJA OS DEPOIMENTOS DE ALGUNS DOS NOSSOS ALUNOS APROVADOS PARA ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL (EPPGG) NO CNU 2024, CLIQUE E ASSISTA!