26/10/2017
por Assessoria de Comunicação do IGEPP
Últimas notícias sobre o concurso do Senado: há previsão de vagas para ensino médio e superior

Senado Federal e da Câmara dos Deputados proporcionam a seus servidores uma das melhores remunerações do setor público brasileiro, além de todas as prerrogativas de se trabalhar nessa área.
Rondava a notícia que o edital para o novo concurso do Senado (já aprovado) deveria ter sido lançado nesse segundo semestre de 2017, oferecendo vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. Contudo, com a proximidade do final do ano, as expectativas são que este edital, seja lançado em 2018.
O que alavanca, ainda mais, a urgência para o próximo certame é o déficit no quadro de servidores, que chega a mais de 1059 postos vagos, somado ao prazo de validade do concurso de 2012, expirado em junho de 2016.
Oportunidades e benefícios concurso Senado Federal
Em documento divulgado no Portal da Transparência, o déficit de servidores chega a 1059, sendo 578 apenas para a carreira de técnico legislativo. Sem nenhum concurso vigente para atender a essa demanda, um novo se torna urgente.
Com isso, são previstas oportunidades para nível médio (técnico e policial legislativo) e superior (analista e consultor), com remunerações entre R$ 17 mil para técnico e R$ 28.944,32 para a classe especial de consultor, com jornada de 40 horas semanais.
Cargos:
- Policial Legislativo Federal,
- Apoio Técnico ao Processo Legislativo – Especialidade: Processo Legislativo,
- Apoio Técnico ao Processo Legislativo – Especialidade: Administração,
- Para técnico, devem ser contempladas as áreas de apoios técnico-administrativo e processo legislativo; saúde e assistência social; processo industrial gráfico; instalações, equipamentos, ocupação e ambientação de espaço físico.
Consultoria e assessoramento legislativo compõem o quadro de oportunidades para consultor. Já para analista, devem ser oferecidas vagas nas carreiras de apoio técnico, redação e revisão de textos gráficos, comunicação social e tecnologia da informação.
Servidores do Senado dispõem de serviço médico, plano de saúde, dentre outros benefícios. Vale lembrar que o aumento salarial anual para os funcionários da área costuma ser superior ao comumente deferido ao funcionalismo geral.
A banca organizadora dos dois últimos concursos (2012 e 2008) foi a Fundação Getúlio Vargas, antecedida pelo Cespe/Unb no edital de 2002. Para os três, a lotação dos candidatos aprovados foi Brasília.
Para o cardo de técnico legislativo, em 2012, foram aplicadas 70 questões objetivas divididas entre Língua Portuguesa (20), Conhecimentos Gerais (10), Noções de Informática (10) e Conhecimentos Específicos (30), além uma discursiva e redação.
A seleção dos candidatos ao cargo de policial administrativo foi feita em 5 etapas: provas escrita e de múltipla escolha (mesmo padrão da prova de técnico), aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental e curso de formação.
Os candidatos ao cargo de analista passaram por provas escritas e objetivas (com 80 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Informática, Inglês e Conhecimentos Específico), sendo somada a prova prática para a especialidade de taquigrafia.
Para a carreira de consultor, foram três etapas, sendo elas provas objetiva de 80 questões (Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos, Administração e Políticas Públicas, Raciocínio Lógico e Inglês), discursiva e análise de títulos.
Para todos os cargos, o segundo critério de desempate é o desempenho nas provas discursivas, antecedido pelo critério de idade. Portanto, bastante atenção na preparação para esta etapa.
Concorrência e nomeações concurso Senado Federal
O concurso do Senado Federal é conhecido pelo número substancial de concorrentes, com mais de 157.939 mil inscritos no certame de 2012, disputando o total de 246 vagas, o que exige muita preparação por parte do candidato.
Porém, o órgão também é conhecido pela quantidade de nomeações superior ao número de vagas oferecidas. No edital de 2012, por exemplo, foram ofertadas 246 vagas, aprovados 611 candidatos, com nomeação de 593.
A expectativa é que, com a atual defasagem no quadro de servidores e a previsão da aposentadoria de mais de 1200 servidores até 2019, a distribuição de vagas no próximo edital seja proporcional a demanda a ser atendida.
Como me preparar para o Senado Federal
Pelo exposto até aqui, já é possível perceber que a preparação para um concurso do porte do Senado Federal precisa ser grande. Sair na frente em seu cronograma de estudos, antes do lançamento do edital, é primordial.
Até porque os prazos entre lançamento de edital, realização de provas e convocações é curto, portanto, acessar o conteúdo programático disponível nos links dos editais passados possibilita maior conhecimento acerca do conteúdo cobrado pela banca.
É importante considerar alguns fatores em sua preparação, como a quantidade de questões cobradas para Língua Portuguesa, a importância das provas discursivas como critério de desempate e o peso 2 das questões de Conhecimento Específico.
Concurso Senado Federal 2017/ 2018
Com orçamento já previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e a atual defasagem no quadro de servidores do Senado, o edital para um novo concurso era esperado para o segundo semestre de 2017. Porém, como até o momento não se tem notícias, as expectativas de chances aumentam para o próximo ano de 2018. Muitas pessoas aproveitam, que o edital não é divulgado, para estudar baseado nos últimos editais.
Sendo assim, comece já o seu preparatório, tendo em vista a alta concorrência e o nível de preparo dos candidatos que, comumente, disputam as tão sonhadas vagas nas carreiras mais desejadas do funcionalismo público brasileiro.
*Fonte: Edital Concursos Brasil: http://editalconcursosbrasil.com.br/blog/concurso-senado-federal/