CNU 2024: EPPGGs aprovados visitam MGI; governo autoriza nomeações para ACE e homologa resultados de três carreiras
A primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) segue avançando em suas etapas com movimentações importantes em diferentes carreiras.
Nesta quarta-feira (13/8), aprovados para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) participaram de visita técnica ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), como parte da Formação Inicial de Carreiras promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
E hoje (14/8), a pasta publicou no Diário Oficial da União (DOU) atos que autorizam a nomeação de Analistas de Comércio Exterior e homologam os resultados finais dos cursos de formação de três carreiras do CNU 1.
Visita dos novos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Durante a visita técnica, os futuros EPPGGs participaram de palestras, diálogos com lideranças e apresentações de diferentes áreas e unidades do MGI.
A secretária-executiva do ministério, Cristina Kiomi Mori, deu as boas-vindas ao grupo, enfatizando que “esse reforço de novos servidores é muito importante para o governo” e destacando a cultura de ambientes colaborativos na pasta, “criando um espaço de confiança e segurança para que todos possam expressar suas ideias”.
Mineiro e oriundo da iniciativa privada, Giovanni Marins, um dos participantes, destacou estar “muito entusiasmado com o início do trabalho” e ressaltou que o EPPGG é “uma posição-chave e, por ser uma carreira transversal, reúne pessoas de todo o país, de diferentes formações e origens”. Ele lembrou que a preparação incluiu quatro meses de aulas e atividades práticas em período integral, de segunda a sexta-feira.
A programação do dia contou com a participação da diretora-geral do Arquivo Nacional, Mônica Lima; do secretário-adjunto de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MGI), Pedro Cavalcante; do secretário de Gestão de Pessoas (SGP/MGI), José Celso; do secretário de Relações de Trabalho (SRT/MGI), José Lopez Feijóo; da secretária-adjunta de Governo Digital (SGD/MGI), Luanna Roncaratti; do secretário de Gestão e Inovação (Seges/MGI), Roberto Pojo; do secretário de Transformação do Estado (Sete/MGI), Francisco Gaetani; da secretária do Patrimônio da União (SPU/MGI), Carolina Stuchi; da secretária-adjunta de Serviços Compartilhados (SSC/MGI), Isabela Gebrim; da secretária-adjunta de Transformação do Estado (Sete/MGI), Celina Pereira; e da diretora de Gestão Estratégica (DGE/MGI), Wanessa Queiroz.
A carreira de EPPGG tem atuação estratégica na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, prestando assessoria a altos cargos do governo e podendo atuar em diversos ministérios, autarquias e instituições públicas, de acordo com as prioridades do Executivo federal.
Nomeação e homologação de resultados CNU 1
E nesta quinta-feira, 14/8, o MGI publicou no DOU a autorização para a nomeação de 42 aprovados para o cargo de Analista de Comércio Exterior (ACE) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A carreira exige nível superior e envolve atividades de formulação, implementação, controle e avaliação de políticas de comércio exterior, com atuação estratégica para ampliar a inserção internacional da economia brasileira, aumentar a competitividade e promover inovação nos setores produtivos.
Além da autorização de nomeações, foram homologados os resultados finais dos cursos de formação de três carreiras do CNU 1. No Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia, a homologação contemplou Analistas de Infraestrutura (AIE) nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, cuja função inclui planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de grande porte, abrangendo áreas como infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de comunicações e de desenvolvimento regional e urbano.
No Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação, a homologação foi para Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), que atuarão no MGI em atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de TI da administração federal.
No Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor, o resultado final homologado foi para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O cargo tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista e das normas de segurança e saúde no trabalho, inspecionando empresas, lavrando autos de infração e aplicando medidas corretivas para garantir direitos e promover ambientes laborais seguros e justos.
➡️ Compartilhe essa notícia no WhatsApp
➡️ Compartilhe essa notícia no Telegram
VEJA OS DEPOIMENTOS DE ALGUNS DOS NOSSOS ALUNOS APROVADOS PARA ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL (EPPGG) NO CNU 2024, CLIQUE E ASSISTA!