25/09/2024
por Assessoria de Comunicação
CNU 2024: Divulgada Nova Concorrência por Vaga Após Cálculo de Abstenções
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 passou por uma atualização importante na relação candidato/vaga após a contabilização dos participantes que efetivamente compareceram às provas realizadas em 18 de agosto.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou as novas estatísticas, que consideram apenas os candidatos presentes, excluindo aqueles que se ausentaram ou foram eliminados por não atenderem aos critérios estabelecidos no edital, como o preenchimento incorreto do cartão de respostas.
Com mais de 2,1 milhões de inscritos inicialmente, o concurso registrou uma taxa de abstenção significativa, com cerca de 40% dos candidatos não comparecendo às provas. Assim, dos mais de 2 milhões de inscritos, apenas 970 mil marcaram presença no dia da aplicação.
A nova relação de concorrência por vaga também inclui dados específicos para as reservas de vagas destinadas a candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência, conforme as políticas de ações afirmativas.
Esses números ajustados trazem uma visão mais clara da competitividade real entre os participantes.
Concorrência destacada por cargos
Isso resulta em uma relação de 184,8 candidatos por vaga, considerando as 900 oportunidades ofertadas.
Com 152 vagas disponíveis, a concorrência para este cargo atinge a marca de 842,2 candidatos por vaga, tornando-se um dos cargos mais disputados desta edição.
Outro destaque da nova tabela é o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas no IBGE, com especialidade em Engenharia Civil. Este posto é o mais disputado do concurso, com 14.191 candidatos por vaga.
Próximas etapas
Com o resultado das abstenções e o novo cálculo da concorrência, os candidatos devem se preparar para as próximas fases do concurso.
A divulgação das notas das provas está prevista para o dia 8 de outubro. Nesta data, também será aberto o período para envio de títulos, aplicável aos cargos que exigem essa fase.
Os candidatos terão até o dia 9 de outubro para solicitar revisão das notas da prova escrita, e a lista final de aprovados será divulgada no dia 21 de novembro.
As convocações para posse estão programadas para começar em janeiro de 2025.
Confira a relação candidato/vaga por cargo do CNU
Clique no bloco de interesse para ver o pdf
Veja o Cronograma Completo do Enem dos ConcursosBloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor
Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública
Bloco 8 - Nível Intermediário
- 08/10: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva.
- 08 e 09/10: Período para interposição de pedidos de revisão das notas da discursiva.
- 08/10: Convocação para o envio de títulos (via upload).
- 09 e 10/10: Envio de títulos pelos candidatos.
- 17/10: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva.
- 17/10: Convocação para verificação da condição de concorrência às vagas reservadas para candidatos negros e indígenas (somente para cargos da Funai).
- 17 a 25/10: Período de perícia médica (avaliação biopsicossocial) para candidatos que declararam deficiência.
- 02 e 03/11: Procedimentos de verificação das vagas reservadas para candidatos negros e indígenas.
- 04/11: Divulgação do resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 04 e 05/11: Período para interposição de recursos sobre o resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 13/11: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência.
- 13 e 14/11: Período para interposição de recursos sobre as avaliações de autodeclaração e condição de deficiência.
- 19/11: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
- 21/11: Divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já revelou que o governo federal definiu agosto de 2025 como data da prova do próximo Concurso Nacional Unificado.
O Enem dos Concursos de 2025, segundo Dweck, é uma possibilidade que está condicionada ao balanço das provas do primeiro edital.
De acordo com a ministra, “o balanço é muito positivo, do ponto de vista da demanda, da opinião pública sobre a ideia de uma prova unificada, da possibilidade de diversificar mais o público”.
Dweck explicou que o objetivo é anunciar o novo CNU no final de 2024 ou até o início de 2025, com a prova em agosto. “A gente tem muita vontade de realizar o novo (CNU). Ano que vem seria ideal porque 2026 é ano eleitoral, e é mais difícil fazer concurso em ano de eleição. Então a nossa ideia seria ano que vem. Fazer o balanço da prova, e aí sim, tomar a decisão, para até o início do ano que vem, se for ter o novo, a gente anunciar e publicar o edital.”
Esther Dweck enfatizou que o novo edital precisa ser publicado até março de 2025 para garantir que as provas sejam realizadas em agosto do mesmo ano.
O mês foi escolhido devido às condições climáticas mais favoráveis, minimizando os impactos das chuvas.
🎯 CNU 2025 - Conhecimentos Gerais e Específicos Comuns [TODOS OS BLOCOS] - Pré-Edital 2025 🎓