CNU: Prazo para envio de títulos é prorrogado até sexta-feira (11/10)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Fundação Cesgranrio, anunciou a prorrogação do prazo para o envio dos documentos comprobatórios referentes à Prova de Títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Candidatos classificados para cargos que exigem essa etapa, de todos os blocos do concurso, devem realizar o envio por meio da área do candidato no site oficial do CNU.
A nova data limite é sexta-feira, 11 de outubro, até às 23h59, conforme a retificação publicada no Diário Oficial da União.
Os candidatos aos cargos de nível superior, assim como os do bloco de nível médio (bloco 8), devem submeter os documentos exclusivamente online, pelo portal onde também realizaram a inscrição.
A documentação precisa ser enviada para cada cargo em que o candidato foi habilitado, de acordo com as orientações dos editais específicos.
Envio de Documentos
A documentação comprobatória deve ser enviada em formato digital, seja uma imagem do documento original ou uma cópia autenticada, frente e verso.
Os arquivos precisam estar em PDF, JPEG ou JPG e ter um tamanho máximo de 2MB. O envio teve início às 10h do dia 9 de outubro e segue até às 23h59 do dia 11 de outubro.
Esclarecimentos sobre a Prova de Títulos
A Prova de Títulos é uma etapa classificatória, ou seja, a ausência de envio de documentos não desclassifica o candidato, mas resulta em nota zero nessa fase. A classificação final poderá ser alterada com base na pontuação dos títulos apresentados.
A nota máxima possível é de 10 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos ultrapasse esse limite.
A documentação enviada será analisada conforme os critérios estabelecidos nos editais do concurso, e diplomas exigidos como requisito básico para o cargo não serão contabilizados para pontuação.
A experiência profissional, por exemplo, será pontuada com 0,5 ponto por ano completo, sem sobreposição de períodos, e deve ser comprovada por documentos emitidos por autoridades competentes, especificando as datas de início e término do trabalho.
Produções acadêmicas, técnicas e culturais também podem ser apresentadas para atingir a pontuação máxima.
Após o envio, não será possível realizar modificações nos documentos anexados, que serão enviados diretamente para a Banca Examinadora.
Prazos de Recursos
Em relação à prova discursiva ou redação, não houve prorrogação dos prazos de recursos. Apenas os candidatos do Bloco 4 poderão solicitar a revisão das notas das provas discursivas até hoje, 10 de outubro, utilizando o menu "Interposição de Recursos" na área do candidato.
O CNU reforça a importância de seguir rigorosamente as orientações dos editais para garantir que todos os documentos sejam enviados corretamente e dentro do prazo.
Veja o Cronograma Completo do Enem dos Concursos 2024
- 09/10: Período para interposição de pedidos de revisão das notas da discursiva.
- 09 e 11/10: Envio de títulos pelos candidatos.
- 17/10: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva.
- 17/10: Convocação para verificação da condição de concorrência às vagas reservadas para candidatos negros e indígenas (somente para cargos da Funai).
- 17 a 25/10: Período de perícia médica (avaliação biopsicossocial) para candidatos que declararam deficiência.
- 02 e 03/11: Procedimentos de verificação das vagas reservadas para candidatos negros e indígenas.
- 04/11: Divulgação do resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 04 e 05/11: Período para interposição de recursos sobre o resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 13/11: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência.
- 13 e 14/11: Período para interposição de recursos sobre as avaliações de autodeclaração e condição de deficiência.
- 19/11: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
- 21/11: Divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado.