08/03/2017
por Assessoria de Comunicação do IGEPP

Saiu novo pedido de concurso para Gestor Federal - EPPGG

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços fez nova solicitação de abertura de processo seletivo para Gestor Federal (EPPGG), no último dia 23. 

O pedido está agora na Coordenação Administrativa e de Informação/GABIN-SEGES/SEGES/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e já avançou por 11 vezes, só nas últimas semanas. 

Concurso do MPOG
O atual órgão supervisor da Carreira de EPPGG é a Secretaria de Gestão (SEGES), antiga SEGEP, do MPOG.

Pré-requisitos: 
  • Cargo de Nível Superior para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Cargo: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG.
  • Escolaridade: Curso superior concluído, em nível de graduação.
  • Remuneração:  entre R$ 15.003,70 e R$21.391,10.

Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental:

A alocação dos EPPGGs em órgãos da administração pública brasileira é coordenada pela SEGEP. De acordo com os dados oficiais do Portal da Transparência de fevereiro de 2014, os EPPGGs estão alocados em 83 diferentes órgãos, sendo que os órgãos que mais recebem gestores são: Ministério do Planejamento (161), Presidência da República (136) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (78). 

Último concurso: 
  • 2012. 17º turma (edital anulado).
  • Banca: Esaf.
Ingresso: 

EPPGGConforme o Art. 2º da  Lei 7.834 de 12 de agosto de 1989, o ingresso na Carreira de EPPGG ocorre exclusivamente por concurso público de provas e títulos e subseqüente conclusão de Curso de Formação, ministrado pela ENAP. As regras de cada concurso são previamente definidas em editais publicados no Diário Oficial da União. Cada Curso de Formação gera uma ou mais turmas de EPPGGs, dependendo se há ou não uma divisão de alunos em grupos menores. Até o momento foram realizados 13 certames: 

* Fonte: com informações da Anesp (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental).