26/08/2020
por Equipe de Comunicação - Igepp online

Concurso do Senado segue autorizado, mas adiado por conta da pandemia


A semana passada deixou muita gente confusa com o vai-e-vem das notícias sobre a portaria do Senado que tornou sem efeito a comissão anterior formada para o concurso.


É sempre importante nessa hora a informação proveniente da fonte mais oficial possível, nesse caso a própria Agência Senado de Notícias que divulgou a seguinte nota:


Nota à imprensa:


O Senado Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Portaria do Presidente Nº 5, de 21/8/2020, que revoga a Portaria n° 20, de 2019, publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal n° 7052, seção 2, de 7/10/2019, e no Diário Oficial da União n° 194, Seção 2, de 7/10/2019. O referido ato torna sem efeito, tão somente, a comissão examinadora criada para a elaboração do concurso para admissão aos quadros funcionais da Casa e formação de cadastro de reserva. Contudo, não revoga a realização do certame, que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019 (grifo nosso).  


A medida foi tomada pelo Presidente Davi Alcolumbre, devido ao estado de calamidade pública e às incertezas relativas a questões orçamentárias decorrentes da pandemia de Covid-19, assim como à possibilidade de que seja necessária a alocação prioritária de recursos para adoção de medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.


Pesou na decisão, ainda, o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas.


O Senado Federal vai continuar a analisar o atual cenário da pandemia e as disponibilidades orçamentárias que possam restringir as nomeações, de modo a definir o melhor momento para dar continuidade ao processo seletivo.


Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa

Senado Federal


Fonte: Agência Senado. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/26/concurso-do-senado-sera-adiado-por-conta-da-pandemia. Acesso em 26.08.2020


Até bem pouco tempo, até o Projeto Básico do Concurso havia sido divulgado, e três bancas haviam sido selecionadas: FGV, Cebraspe e Idecan. 

 

Pesou, entretanto, o contexto da pandemia e as incertezas do período!


Para alguns, a notícia foi um tremendo balde de água fria!


Para outros, que não estavam em condições de ficar competitivo para um edital ainda esse ano, uma oportunidade!


No final das contas, a Coordenação Acadêmica do Igepp online assinalou três [3] pontos principais, para a tomada de decisão dos alunos/alunas que buscam uma vaga na Casa:


[1] O Senado confirmou a realização do concurso. Caso contrário, teria revogado a autorização de 2019. Mas muito improvável que seja constituída nova comissão de forma rápida para um edital ainda esse ano. O mais sensato é esperar (estudando) para 2021.

[2] Para quem não estava preparado, ou mesmo ainda iniciado os estudos, esse adiamento significa a possibilidade de se preparar com antecedência, com menos estresse, desde que haja foco e constância nos estudos. 

[3] Não é recomendável parar ou reduzir muitos os estudos. Refazer o cronograma de estudos e calibrá-lo com mais tempo, sim. Parar, para aqueles que estavam estudando, significará jogar fora a vantagem comparativa construída até hoje. E, para quem vai iniciar, o cenário agora ficou ideal.





Downloads

O que achou desta notícia?


Palavra do Aluno

"Percebi que o IGEPP não mede esforços para oferecer um bom ensino. O corpo docente é muito bom! Tive aula com os melhores professores de cada tema, muitos vieram de outros estados. As matérias são bem divididas e temos apoio on-line. Além disso, a parte administrativa do IGEPP é muito boa. Quando o tempo é curto, uma boa organização no curso é fundamental."

Utilizou a Pós para melhor colocação profissional na empresa que trabalha.

Bruno Varjão

"Eu não era servidor público antes de estudar no IGEPP. Depois de dois anos de estudos, tomei posse na Agência Espacial Brasileira, estou aguardando ser chamado para o MPOG e para  Auditor de Controle Interno do Distrito Federal.

Aprovado para a Agência Espacial Brasileira, MPOG e Auditor de Controle Interno do DF.

Rafael Duarte de Paula Silva

"Eu já era servidora pública e com o conteúdo ministrado na Pós em Gestão Pública do IGEPP, consegui outra aprovação: no primeiro concurso para Gestor de São Paulo. Na minha opinião, essa é a melhor instituição do mercado que prepara as carreiras de Gestão."

Aprovada para APPGG/ SP - 2015 (Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo).

Ellen Carolina Bandeira

"Cursar a Pós em Gestão Pública no IGEPP foi uma oportunidade de conhecer melhor a Administração Pública Federal. Com o amplo conhecimento e embasamento teórico conquistados, pude aplicá-los na rotina do órgão público onde trabalho."

Cursou a Pós em Gestão Pública para aplicar os conhecimentos no órgão público que trabalha: Ministério da Justiça. Aguarda sair o edital de Gestor Público Federal. 

José Albuquerque Nogueira

"Estudei no IGEPP, fui aprovada para Analista de Políticas Sociais e fiquei encantada com o nível dos professores e a proximidade da Secretaria Acadêmica com os alunos. Resolvi cursar a Pós em Gestão Pública, que me ajudou tanto em passar em outros concursos públicos, como também na seleção interna do órgão que eu trabalhava. Logo após o fim das aulas, saiu o edital para Analista de Gestão Pública do MPU, consegui aprovação e é o cargo que ocupo hoje."

Aprovada para Analista de Gestão Pública do MPU/ 2013 e para Gestor Público Federal (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG)/ 2013.

Cecília Lamounier

A preparação oferecida pelo IGEPP é de fato diferenciada, sendo de grande relevância para candidatos que estão em estágio mais avançado nos estudos e na experiência em concursos, o que se percebe inclusive pelo nível dos alunos que a escola atrai.

Airton Luciano Aragão Júnior

A INSTITUIÇÃO    |    CURSOS    |    PROFESSORES    |    EVENTOS    |    NOTÍCIAS    |    CONTATO
IGEPP 2020 © | Todos os direitos reservados
SCRN 708/709 Bloco A sala 201 - ASA NORTE - Brasília/DF - CEP: 70741-610