Concurso da Câmara dos Deputados foi aprovado na LOA 2017

Oportunidades e benefícios Concurso Câmara Federal
De acordo com informações da própria Câmara, divulgadas em 31 de dezembro de 2016, a Casa tem, atualmente, o deficit de 523 servidores, sendo a maioria na área de assistente administrativo, com vacância de 359 posições.
Para o novo concurso, são previstas mais de 100 oportunidades para técnico legislativo e analista legislativo (Documentação, com exigência de nível médio e superior, respectivamente).
Para técnico, devem ser contratados novos servidores na carreira de assistente administrativo, com remuneração inicial de R$ 16.473,04, acrescido do auxílio alimentação.
Para analista, devem ser ofertadas oportunidades para Documentação e Informação Legislativa, Material e Patrimônio, Informação Legislativa e Assistência Social. Nestes cargos, a remuneração inicial é de R$ 24.729,65, ao fim do acordo salarial aprovado.
Últimas provas Concurso Câmara Federal
A banca organizadora do último concurso, realizado em 2012, foi o Cespe/Unb, preenchendo vagas para Técnico e Analista Legislativos, com exigência de nível médio e superior de ensino.
Para todos os cargos, foram aplicadas provas objetivas. Os candidatos às atribuições de Analista – Taquígrafo e Técnico – Serviços Paramédicos foram submetidos a provas práticas de caráter eliminatório e classificatório. Médicos e Museólogos passaram por análise de títulos.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi organizadora do concurso anterior, executado em 2007 para provimento de vagas também nas áreas de Técnico (Assistente Administrativo) e Analista (Técnico em Material e Patrimônio, Informação Legislativa, Bibliotecário, Arquivista e Nutricionista).
De acordo com o cargo a ser aplicado, os candidatos passaram por provas objetivas, discursivas, práticas e avaliação titular. Os conteúdos cobrados nas provas objetivas também variavam conforme a carreira pretendida.
Concorrência e nomeações Concurso Câmara Federal
O concurso da Câmara é conhecido pelo número substancial de concorrentes, com 30.529 inscritos no certame de 2012, disputando o total de 138 vagas, o que exige muita preparação por parte do candidato.
Como me preparar para a Câmara Federal?
Pelo exposto até aqui, já é possível perceber que a preparação para um concurso do porte da Câmara Federal precisa ser grande. Sair na frente em seu cronograma de estudos, antes do lançamento do edital, é primordial.
Até porque os prazos entre lançamento de edital, realização de provas e convocações é curto, portanto, acessar o conteúdo programático disponível nos links dos editais passados possibilita, inclusive, maior conhecimento acerca do conteúdo cobrado pela banca.
É importante considerar alguns fatores em sua preparação, como a quantidade de questões cobradas para Língua Portuguesa, a importância das provas discursivas como critério de desempate e o peso 2 das questões de Conhecimento Específico.
Concurso Câmara Federal
Com aprovação por meio de sanção presidencial, a divulgação do novo edital deve ser feita muito em breve. Sendo assim, comece já o seu preparatório, tendo em vista a alta concorrência e o nível de preparo dos candidatos que, comumente, disputam as tão sonhadas vagas nas carreiras mais desejadas do funcionalismo público brasileiro.