1.Conceitos básicos da ciência política: consenso; conflito; política; poder;
autoridade; dominação; legitimidade, soberania, ideologia, hegemonia. 2. Estado: Conceito e evolução do Estado moderno; Estado, governo e aparelho de Estado. 3. Temas centrais da teoria política clássica: constituição e manutenção da ordem política; contrato social; demarcação das esferas pública e privada; repartição de poderes. 4. Weber e a dominação racional legal com quadro burocrático. Os quadros e meios administrativos do Estado. 5. O Estado de Bem-estar social e os direitos civis, políticos e sociais. As crises do Estado de Bem-estar social. Evolução do estado de Bem-estar social no Brasil e a noção de cidadania regulada. 6. Estruturação do Estado no Brasil: a construção da república, da democracia, da federação, dos aparelhos de Estado e da administração pública federal. 8. Federalismo: Estado unitário e Estado federativo; relações entre esferas de governo e regime federativo. 9. Relações entre política e administração; limites e possibilidades de atuação da esfera pública na produção e regulação de bens públicos; instituições não-governamentais e o exercício do poder público. 10. O processo democrático a partir de 1985. A Constituição de 1988. 11. Democracia, descentralização, atores sociais, gestão local. 12. Representação política: a organização dos partidos políticos e dos processos eleitorais, o funcionamento dos órgãos administrativos, legislativos e de justiça; mecanismos administrativos e legislativos de controle estatal. 13. Evolução da Administração Pública no Brasil após 1930: reformas administrativas, a nova gestão pública. 14. Excelências nos serviços e gestão por resultados na produção de serviços.
15. Accountability. 16. Processos participativos de gestão pública: formas e supervisão e contratualização de resultados, redes interorganizacionais, conselhos de gestão, orçamento participativo.
17. Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização social de interesse público (OSCIP),
agência reguladora, agência executiva e organizações para-estatais. 18. Governança, politicas de compliance e controle interno e externo na administração pública
19. Gestão de pessoas por competências.
20. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, Governo aberto, transparência.
21. E-govern. Inovações na gestão pública e na prestação de serviços públicos. A transformação digital no setor público.
22. Coordenação Executiva – problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intra-governamental, inter-governamental
e governo-sociedade. 23. Gestão de contratos, convênios e política de compras no setor público.