1. Estado: conceito e evolução do Estado moderno. Estado, governo e aparelho do Estado. Estado unitário e Estado federativo. 2. Formas de administração pública: patrimonialista, burocrática, gerencial.
3. Evolução da Administração Pública no Brasil após 1930: reformas administrativas, a nova gestão pública.
4. Excelências nos serviços e gestão por resultados na produção de serviços.
5. Accountability.
6. Processos participativos de gestão pública: formas de supervisão e contratualização de resultados, redes interorganizacionais, conselhos de gestão, orçamento participativo.
7. Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização social de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva e organizações para-estatais.
8. Planejamento estratégico na Administração Pública, planejamento plurianual e gestão orçamentária.
. Indicadores de desempenho. Processo de construção de indicadores por processos.
10. Governança, politicas de compliance e controle interno e externo na administração pública
11. Gestão de pessoas por competências.
12. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, Governo aberto, transparência.
13. E-govern. Inovações na gestão pública e na prestação de serviços públicos. A transformação digital no setor público.
14. Coordenação Executiva – problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intra-governamental, inter-governamental e governo-sociedade.
15. Gestão de contratos, convênios e política de compras no setor público.
16. Gestão Estratégica de Pessoas. Planejamento de recursos humanos e gestão de desempenho; liderança e poder; motivação; comunicação; estilos de administração; recrutamento e seleção; gestão do conhecimento e educação corporativa; avaliação de desempenho; técnicas de negociação e gestão de conflitos.