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Combo (2 em 1) Pós-Ead em Políticas Públicas e Gestão Governamental + ATDS/MGI

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1. PROPOSTA DO PROJETO

A linha Combo Pós-EAD + Preparatório foi desenvolvida para combinar uma preparação de alta qualidade para concursos com a possibilidade de aproveitar o tempo e sair também pós-graduado.

O preparatório que compõe o combo garante uma preparação completa, customizada e com conteúdo topicalizado conforme as exigências do edital, com 2 anos de acesso. Você poderá estudar no seu ritmo e revisar os materiais sempre que necessário, consolidando o aprendizado de forma eficiente e focada.

A Pós-Graduação Lato Sensu, oferecida no formato EAD, proporciona flexibilidade para conciliar os estudos com sua rotina e amplia suas qualificações, destacando-se no mercado com uma certificação de peso.


Curso 1: Preparatório Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS)


O curso oferece:

  • Teoria completa, abrangendo todo o conteúdo exigido.
  • Exercícios com foco prático e específico para o concurso.
  • Discursivas, com proposição de temas e correções detalhadas.
  • Simulados para medir o desempenho dos alunos.
  • Módulo Reta Final, com revisão avançada e intensiva.


Curso 2: Pós-Graduação EAD em Políticas Públicas e Gestão Governamental


A Pós-Graduação Lato Sensu é oferecida no formato EAD, proporcionando flexibilidade para que você possa estudar de acordo com sua rotina. O curso é especialmente concebido para capacitar profissionais a desempenharem papéis estratégicos e inovadores na administração pública.

O certificado será emitido por uma de nossas instituições mantenedoras, especialmente a FACULDADE UNYPUBLICA Credenciada pelo MEC – Portaria nº615 de 09/08/2021, Publicado no D.O.U de 11/08/2021. A depender da data da conclusão do curso e disponibilidade de vagas oferecidas.

Os certificados expedidos  têm garantia de validade nacional.


2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PREPARATÓRIO

2.1 O conteúdo programático das disciplinas, antes do edital, foi cuidadosamente estruturado com base em conteúdos de outras carreiras transversais similares, considerando concursos recentes, e alinhado aos objetivos estratégicos da carreira.

2.2 Na aba conteúdo, é possível verificar a estrutura programática de cada disciplina. Algumas aulas em PDF estão em fase de produção  e são postadas gradativamente no curso..

3. GARANTIA DE ATUALIZAÇÃO PÓS-EDITAL

Os(as) matriculados(as) no curso descrito neste informativo possuem a garantia de atualização gratuita de todas as disciplinas, conforme a publicação dos editais, sem qualquer custo adicional.

Essa atualização pós-edital significa a topicalização rigorosa dos módulos do curso, com:

Remoção de conteúdos que não serão cobrados no concurso.
Inclusão de novos pontos exigidos nos editais atualizados.
Dessa forma, garantimos que o curso estará sempre perfeitamente alinhado ao edital oficial, proporcionando uma preparação direcionada e eficaz.


4. REQUISITOS PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Para obter o direito ao certificado de conclusão do curso de pós-graduação, o discente deverá atender a todos requisitos cumulativamente:

a) Ter concluído a graduação no momento da matrícula;

b) Elaboração e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

c) Encaminhar, no momento da entrega do TCC para avaliação, digitalizados em formato PDF ( não será aceito em outro formato):

📌 1 cópia do histórico da graduação (todas as folhas e assinado);

📌 1 cópia documento de identidade oficial com foto, na validade, frente e verso  (não pode ser CNH),;

📌 1 cópia da certidão de nascimento ou casamento;

📌 1 cópia do comprovante de residência atualizada, de no máximo 3 meses passados;

📌 1 fotos 3x4 recente;

📌 Em caso de Certidão de União Estável, deve vir acompanhada da Certidão de Nascimento;

📌 Diploma, frente e verso;

📌 CPF


4. OBJETIVOS


4.1 Objetivo Geral:

Capacitar profissionais com diferentes perfis nas áreas de gestão governamental e políticas públicas.

4.2 Objetivos Específicos:


a) Proporcionar a compreensão prática e teórica sobre políticas públicas, abrangendo sua formulação, implementação, monitoramento e avaliação;

b) Proporcionar o conhecimento sobre planejamento e estratégia na gestão pública;

c) Favorecer o entendimento sobre as funções econômicas, orçamentárias e financeiras do Estado;

d) Garantir ao aluno a compreensão sobre o ciclo das políticas públicas, envolvendo suas peculiaridades, seus marcos teóricos e os instrumentos que lhes são inerentes;

e) Formar profissionais para atuarem nas áreas estratégicas do Estado;

f) Elevar a capacidade dos atuais e dos futuros quadros da Administração Pública;


5. PÚBLICO-ALVO

[1] Ex-alunos e alunos com matrícula ativa em um de nossos projetos de cursos online.

[2Novos alunos portadores de diploma de curso superior interessados em integrar a preparação para carreiras de alto nível com a obtenção de uma certificação em pós-graduação lato sensu.


6. DURAÇÃO DO CURSO

A duração do curso é de seis (6) meses, no mínimo, até o máximo de vinte e quatro (24) meses

O prazo começará a ser contado a partir da data da matrícula, pois o acesso ao curso é concedido imediatamente.

Após o término do prazo mínimo mencionado (6 meses), o aluno poderá submeter o TCC, que pode ser um artigo de 10 a 20 páginas ou uma monografia de 10 a 30 páginas, conforme o manual da instituição.


7. CERTIFICADO CONFERIDO e CARGA HORÁRIA MÍNIMA

[1] Pós-Graduação lato sensu em Políticas Públicas e Gestão Governamental
[2] 360H/A


8. ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO

O curso atende a todas as exigências do MEC, bem como as definidas nas carreiras específicas dos servidores públicos, para fins da concessão de Adicional de Qualificação e outras vantagens aos servidores públicos estaduais e federais.


9. NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO

Se você tem interesse e quer tirar alguma dúvida, entre em contato através dos nossos canais de atendimento:

Segunda a sexta, das 10h às 22h:

#Telefone/ WhatsApp: 61 98637-0055   

#E-mail: contato@igepp.com.br


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02/01/2025
por Assessoria de Comunicação

Concurso ATDS: Criada Carreira de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico

O governo federal criou uma nova carreira no âmbito do Poder Executivo com a publicação da Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024.

A iniciativa integra o projeto de Transformação do Estado. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo é reforçar o eixo de modernização da gestão de pessoas.

Denominada Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a nova estrutura conta com o cargo de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS), de nível superior, regulamentada pela Lei nº 8.112/1990.

“Estamos adequando os cargos obsoletos transformando em cargos mais úteis, importantes para essa nova etapa do Estado brasileiro, explicou a ministra da Gestão, Esther Dweck. 

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Estrutura da carreira e lotação dos servidores

O cargo de ATDS está inserido na Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico e será composto por 750 posições efetivas, criadas a partir da transformação de cargos vagos no quadro de pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Conforme o texto da MP, os analistas terão lotação no próprio MGI, órgão responsável por supervisionar a carreira.

Embora a lotação seja centralizada no Ministério da Gestão, os servidores atuarão de forma descentralizada em órgãos da administração pública federal direta, executando atividades vinculadas às políticas socioeconômicas previstas no artigo 175 da Medida Provisória. 

O Ministério também poderá autorizar o exercício provisório em autarquias e fundações com competências correlatas.

A carreira é estruturada em classes e padrões, e seu desenvolvimento profissional seguirá as regras estabelecidas pelo Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec), regulamentado pela Lei nº 11.890/2008.

Atribuições e responsabilidades

O cargo de ATDS abrange uma ampla gama de atividades voltadas para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas. 

Suas principais atribuições, listadas no artigo 175 da MP, incluem:

  1. executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de desenvolvimento socioeconômico;

  2. executar atividades de assistência técnica no planejamento, na implementação, na análise e na avaliação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento regional e territorial sustentável, seja agrário ou urbano;

  3. analisar a viabilidade econômica de projetos de investimento e de desenvolvimento sustentável;

  4. analisar e avaliar dados socioeconômicos que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das políticas de indústria, micro e pequenas empresas, comércio, serviços, comércio exterior, agricultura, infraestrutura, inovação e demais políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico do País;

  5. subsidiar a supervisão, o planejamento, a coordenação, o monitoramento e a avaliação das empresas estatais; e

  6. subsidiar a definição de estratégias de execução das atividades de controle, monitoramento e avaliação das políticas de desenvolvimento socioeconômico.

Essas funções exigem uma formação acadêmica sólida e um olhar analítico para a execução de políticas que contribuam para o crescimento sustentável do país.

Ingresso por concurso público

A Medida Provisória estabelece que o ingresso nos cargos de ATDS ocorrerá exclusivamente por meio de concurso público, composto por duas etapas:

  1. Provas e títulos (caráter eliminatório e classificatório).

  2. Curso de formação (também eliminatório e classificatório).

Os candidatos deverão possuir diploma de nível superior e, se necessário, habilitação legal específica. Detalhes sobre as etapas, critérios eliminatórios e classificatórios serão definidos nos editais de abertura dos concursos. 

O provimento será realizado no padrão inicial da classe inicial da carreira.

Segundo o MGI, o provimento inicial será de 600 a 700 vagas, somado com a carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, também criada pela Medida Provisória. 

Importante lembrar que uma Media Provisória é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência para o país. Produz efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso, mas depende de aprovação da Câmara e do Senado para que seja transformada definitivamente em lei.

Jornada de trabalho e remuneração

Os servidores da Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico terão uma jornada semanal de 40 horas, com remuneração entre R$ 9.711,00 (inicial) a R$ 21.070,00 (final), com 20 níveis de progressão funcional.

É importante destacar que o modelo de subsídio veda a acumulação de adicionais ou gratificações, como adicionais noturnos, insalubridade ou por tempo de serviço. No entanto, os servidores receberão benefícios como 13º salário, adicional de férias e abono de permanência, previstos em legislações específicas.

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Cedência e limitações

A MP também define regras específicas para a cedência dos analistas a outros órgãos. Os ocupantes do cargo poderão ser requisitados pela Presidência da República ou cedidos para órgãos do Executivo federal, desde que ocupem funções de direção, chefia ou assessoramento de nível elevado. 

Cedências para outros Poderes da União ou para governos estaduais e municipais também serão permitidas, observados critérios estabelecidos na legislação.

Veja a íntegra da MP nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024.

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Conteúdo do curso


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Disciplinas.

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Adenilton Almeida | Alvaro Costa Jr 50 h/a | 66 vídeos | 1 PDFs
    5.1 Princípios constitucionais e normas que regem a administração pública (artigos de 37 a 41 da Constituição Federal de 1988). 5.2 Estrutura organizacional da Administração Pública Federal (Decreto Lei nº 200/1967). 5.3 Agentes públicos: Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações). 
  • ANÁLISE DE DADOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Vanderlan Marcelo | Léo Matos 60 h/a | 62 vídeos
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTÍCAS PÚBLICAS E PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua | Wanderlan Marcelo 50 h/a | 110 vídeos | 13 PDFs
    1 As diferentes conceituações de políticas públicas. 2 O processo de elaboração de políticas. 2.1 O papel do Estado. 2.2 A burocracia e o Estado. 2.3 Poder, racionalidade e tomada de decisões. 2.4 O papel da burocracia e a discricionariedade no processo de formulação e implementação de políticas públicas. 3 Teorias e modelos de análise contemporâneos de políticas públicas: escolha racional institucional; teoria
    de redes de políticas públicas; teoria dos múltiplos fluxos; teoria do equilíbrio pontuado; teoria de coalizões de defesa. 4 Implementação de políticas públicas: problemas, dilemas e desafios. 4.1 Arranjos institucionais para implementação de políticas públicas. 5 A diversidade e a inclusão nas políticas públicas. 5.1 Ações afirmativas. 6 Instrumentos e alternativas de implementação, como fundos, consórcios e transferências obrigatórias. 7 Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos, conferências e outros fóruns. 7.1 Mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos individuais, coletivos e difusos. 7.2 Controle social. 8 Avaliação de políticas públicas. 8.1 Principais componentes do processo de avaliação. 8.2 Custo-benefício, escala, efetividade, impacto das políticas públicas. 8.3 Pesquisa e Avaliação Qualitativa e Quantitativa 9 Estatística. 9.1 Noções de Amostragem: Amostragem Probabilística e Não probabilística. 9.2 Noções de Inferência Estatística: População e Amostra, Seleção de amostra, Estatística e Parâmetro, Distribuições amostrais. 9.3 Estatísticas de localização: média, mediana, moda.
  • AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Amanda Aires 50 h/a | 83 vídeos | 7 PDFs
    1. Microeconomia. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Demanda e oferta, elasticidades. 1.3 Teoria do Consumidor. 1.4 Mercados competitivos: concorrência perfeita, análise de mercados competitivos, maximização de lucros, equilíbrio de mercado. 1.5 Poder de mercado. 1.6 Eficiência econômica: eficiência nas trocas, livre comércio, vantagem comparativa, fronteiras de possibilidades de produção. 1.7 Falhas de mercado: assimetria de informação, risco moral, seleção adversa. 1.8 Bens públicos, semipúblicos, bens privados. 1.9 Externalidades, informação assimétrica. 1.10 Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. 

    2. Macroeconomia. 2.1 Contas Nacionais, agregados macroeconômicos, produto, renda e despesa, diferentes conceitos de produto, consumo, investimento, poupança. 2.2 Exportações e importações, balanço de pagamentos e taxas de câmbio. 2.3 Ciclos econômicos, estabilização econômica, o modelo IS-LM, planos de estabilização no Brasil, Plano Real. 2.4 Déficit orçamentário e dívida pública, teto de gastos. 
    3. Economia brasileira contemporânea: Origens da industrialização brasileira 3.1 O Brasil no período entre guerras – a industrialização restringida: crescimento e estagnação nos anos 20, a crise de 29 3.2 A economia brasileira no período de 30- 45: o avanço da industrialização 3.3 Desenvolvimento no 2º pós-guerra (45 a 64). O debate sobre industrialização e estabilização; substituição de importações. 3.4 A crise política, reformas institucionais pós 64 e o período expansivo de 68/73. 3.5 A crise externa e a resposta brasileira nos anos 70 – o 2º PND. 3.6 Brasil na década de 80: choques externos, crise e políticas de ajustamento relativas à dívida externa, inflação, tentativas de estabilização 3.7 Reformas econômicas a partir dos anos 90: Abertura, redefinição dos papéis do estado e políticas de estabilização 3.8 Sistema de Pagamentos Brasileiro 3.9 A trajetória recente da economia brasileira. 

    4. Economia e sustentabilidade: 4.1 Conceitos fundamentais: balanço energético e usos e fontes, matriz energética 4.2 Petróleo, gás natural e energia elétrica 4.3 Política Ambiental 4.4 Aquecimento global e mudanças climática 4.5 Doença holandesa 4.6 Industrialização, inovação e competitividade. 4.7 Transição da matriz energética. 

    5. Conceitos fundamentais e princípios da economia solidária. 5.1 Diferenças entre economia solidária e economia tradicional. 5.2 História e contexto do surgimento da economia solidária. 

    6. Políticas Públicas e Apoio à Economia Solidária. 6.1 Programas governamentais de fomento à economia solidária. 6.2 Mecanismos de financiamento e crédito para empreendimentos solidários. 6.3 Redes de apoio e parcerias entre atores sociais. 

    7. As funções econômicas do Estado: alocativa, distributiva e estabilizadora. 7.1 Orçamento público e os parâmetros da política fiscal no Brasil. 7.2 Responsabilidade fiscal, regras fiscais. 7.3 Ingressos públicos: conceito, classificação, tipos. 7.4 Fontes de financiamento público. 7.5 Tributação: preços e eficiência econômica, incidência tributária, perda de peso morto. 7.6 Carga tributária: conceito, composição, evolução no Brasil. 7.7 Princípios de descentralização fiscal: transferências intergovernamentais: classificação e critérios. 

    8. Políticas comerciais. Protecionismo e livre-cambismo. 

    9. A Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): competências, estrutura e processo decisório. 

    10. Mercosul. Objetivos e estágio atual de integração comercial. 

    11. Cooperação multilateral em comércio internacional: G20, BRICS. 

    12. Evolução do Sistema Financeiro Internacional. 12.1 Sistema de Bretton Woods: instituições e funcionamento. 12.2 Bancos regionais e multilaterais de desenvolvimento. 12.3 Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 12.4 Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). 

    13. Sistema administrativo e instituições intervenientes no comércio exterior no Brasil. 

    14. Balança comercial brasileira: conceitos e metodologia de contabilização. 

    15. Instituições intervenientes no comércio exterior no Brasil. 15.1 A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 15.2 Receita Federal do Brasil. 15.3 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). 15.4 Banco Central do Brasil (BACEN). 15.5 Ministério das Relações Exteriores (MRE).
  • AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TERRITORIAL SUSTENTÁVEL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua 30 h/a | 15 vídeos
    1. Políticas públicas de desenvolvimento urbano no Brasil: planejamento e governança urbana e metropolitana; mobilidade urbana; saneamento; programas de habitação popular. 2. Políticas de planejamento e desenvolvimento regional. 3. Federalismo brasileiro: cooperação entre os entes federativos; consórcios públicos e novas institucionalidades; descentralização e ampliação da capacidade estatal local. 4. Política agrícola nacional e desenvolvimento rural: crédito, pesquisa e extensão rural. 5. Agricultura familiar no Brasil e política de segurança alimentar e nutricional. 6. Políticas de reforma agrária a partir dos anos 1990.
  • AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS SOCIAIS [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua 45 h/a
    1. Políticas de trabalho no Brasil: Políticas ativas e passivas; Salário Mínimo; Seguro-desemprego e suas modalidades; Intermediação de mão de obra, Sistema Nacional de emprego 2. Sistema Único de Saúde: organização e estrutura; gestão descentralizada e responsabilidade dos entes federados; participação do setor privado na provisão de bens e serviços 3. Previdência Social:organização e estrutura; regimes de previdência social no Brasil; cobertura da proteção social. 4. Sistema Único da Assistência Social: organização e estrutura; gestão descentralizada e responsabilidade dos entes federados; participação do setor privado na provisão de bens e serviços; Programas de transferência de renda; 5. Educação no Brasil: organização e estrutura; gestão descentralizada e responsabilidade dos entes federados; participação do setor privado na provisão de bens e serviços; 6. Políticas culturais no Brasil: organização e estrutura; financiamento e incentivo dos programas culturais.
  • DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Rodrigo Silva Pereira | Maria das Graças Rua 50 h/a | 3 vídeos | 9 PDFs
    2.1 Estado de direito e a Constituição Federal de 1988: consolidação da democracia, representação política e participação cidadã. 2.2 Divisão e coordenação de Poderes da República. 2.3 Presidencialismo como sistema de governo: noções gerais, capacidades governativas e especificidades do
    caso brasileiro. 2.4 Efetivação e reparação de Direitos Humanos: memória, autoritarismo e violência de Estado. 2.5 Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH-3 (Decreto nº 7.037/2009). 2.6 Combate às discriminações, desigualdades e injustiças: de renda, regional, racial, etária e de gênero. 2.7 Desenvolvimento sustentável, meio ambiente e mudança climática. 
  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SOCIEDADE [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Otoniel Linhares 50 h/a | 2 PDFs
    4.1 Diversidade de sexo, gênero e sexualidade; diversidade étnico-racial; diversidade cultural. 4.2 Desafios sociopolíticos da inclusão de grupos vulnerabilizados: crianças e adolescentes; idosos; LGBTQIA+; pessoas com deficiências; pessoas em situação de rua, povos indígenas, comunidades quilombolas e demais minorias sociais.
  • EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua | Equipe IGEPP 50 h/a | 119 vídeos | 14 PDFs
    1 As diferentes conceituações de políticas públicas. 1.1 Tipos de políticas públicas: distributivas, regulatórias e redistributivas. 2 O papel do Estado na definição das políticas públicas. 2.1 Poder, racionalidade, discricionariedade, tomada de decisões e implementação de políticas públicas. 2.2 Federalismo e descentralização de políticas públicas no Brasil: organização e funcionamento dos sistemas e programas nacionais. 2.3 Programas de Desenvolvimento Regional. 3 Teorias e modelos de análise contemporâneos de políticas públicas: escolha racional institucional; teoria de redes de políticas públicas; teoria dos múltiplos fluxos; teoria do equilíbrio pontuado; teoria de coalizões de defesa. 4 Políticas Públicas e suas fases: formação da agenda; formulação; implementação; monitoramento e avaliação. 4.1 O processo de elaboração e implementação de políticas públicas: problemas, dilemas e desafios. 4.2 Arranjos institucionais para implementação de políticas públicas. 4.3 Instrumentos e alternativas de implementação, como fundos, consórcios e transferências obrigatórias. 5 A diversidade e a inclusão nas políticas públicas. 5.1 Ações afirmativas e competências para atuação com diversidade de públicos-alvo e interseccionalidades (crianças e adolescentes, pessoas idosas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, migrantes, indígenas, refugiados e apátridas, dentre outros). 6 Política educacional. 6.1 Avaliações educacionais em larga escala nacionais e internacionais: objetivos, abrangência e público-alvo. 6.2 Exames de Certificação: objetivos, abrangência e públicoalvo. 6.3 Censo da Educação Básica e Censo da Educação Superior: finalidades e aplicações em programas do Governo Federal. 7 Fundamentos da Educação. 7.1 Sociologia da Educação: objeto de estudo, desenvolvimento e principais teóricos. 7.1.1 Correntes e perspectivas sociológicas sobre a educação. 7.1.2 Educação, Estado, sociedade e economia. 7.1.3Educação, cidadania e diversidade. 7.1.4 Ações Afirmativas e Educação. 7.2 istória e Filosofia da Educação. 7.2.1 Ideologia e educação. 7.2.2 A Educação e seu contexto histórico-social: períodos históricos e a Educação no Brasil – Brasil Colônia (1500-1822); Brasil Império (1822-1889); República Velha (1889-1930); A era Vargas (1930-1945); República Populista (1945-1964); Ditadura Militar (1964-1985); Nova República (1985-aos dias atuais). 7.3 Psicologia da Educação. 7.3.1 Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: concepções teóricas – a humanista, cognitivista, comportamentalista, psicossocial, histórico-cultural, interacionista. 8 Política de justiça e segurança pública. 8.1 Defesa do consumidor. 8.2 Política Nacional sobre drogas (Decreto nº 9.761/2019) e o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) (Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 e alterações). 8.3 Política Nacional de Migrações (Lei nº 1.445, de 24 de maio de 2017). 9 Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação). 10 Políticas Públicas de ciência, tecnologia e inovação: 10.1 Marco Legal de CT&I (Lei nº 13.243/2016, Constituição Federal art. 218 a 219-B).
  • ESTADO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO BRASIL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua | Alvaro Costa Jr | Rodrigo Silva Pereira 20 h/a | 6 PDFs
    2.1 História política e econômica do Brasil e o papel do BNDES no desenvolvimento do país; 2.1.1 O papel histórico do BNDES nos 
    diferentes planos econômicos e a questão regional do País; 2.2 O BNDES e as políticas públicas atuais: Novo PAC, Nova Indústria 
    Brasil e Plano de Transformação Ecológica como elementos de neoindustrialização e descarbonização da economia; 2.3 O papel dos 
    bancos de fomento no desenvolvimento econômico e social; 2.3.1 Modelos de atuação direto e indireto; 2.4 Formas de atuação do 
    BNDES; 2.4.1 Estruturação e financiamento de projetos de infraestrutura; 2.4.2 Financiamento à exportação; 2.4.3 Financiamento às 
    micro, pequenas e médias empresas; 2.4.4 Atuação via Mercado de Capitais; 2.4.5 Financiamento à indústria
  • FINANÇAS PÚBLICAS [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Paulo Lacerda 50 h/a | 79 vídeos | 8 PDFs
     6.1 Atribuições econômicas do Estado. 6.2 Fundamentos das finanças públicas, tributação e orçamento. 6.3 Financiamento das Políticas Públicas: estrutura de receitas e despesas do Estado brasileiro. 6.4 Noções de orçamento público: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). 6.5 Federalismo fiscal no Brasil; Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
  • GESTÃO GOVERNAMENTAL E GOVERNANÇA PÚBLICA [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Renato Lacerda | José Wesley | Leo Matos | Rafael Barbosa 50 h/a | 134 vídeos | 7 PDFs
    1 Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. 1.1 Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de diagnóstico organizacional. Balanced Scorecard (BSC). 1.2 Matriz SWOT. 1.3  Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. 1.4 Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. 1.5 Implementação de estratégias. 1.6 Análise de cenários. 1.7 Metodologias para medição de desempenho. 1.8 Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. 1.9 Detalhamento da ferramenta de avaliação de desempenho: OKR. 1.10 Inovação na gestão pública. 2 Gestão de pessoas: liderança, gerenciamento de conflitos, motivação, sistemas de incentivo e responsabilização, gestão do desempenho, Programa de Gestão do Desempenho, teletrabalho. 2.1 Indicadores de gestão de pessoas, flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; gestão de redes organizacionais, comportamento organizacional, cultura organizacional. 3 Gestão de projetos: conceitos básicos. 3.1 Processos do PMBOK. 3.2 Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições, de partes interessadas. 3.4 Metodologias ágeis. 4 Gestão de riscos: princípios, objetos, técnicas, modelos nacionais e internacionais, integração ao planejamento. 4.1 Processo de Gestão de Riscos: comunicação, consulta, contextualização, identificação, análise, tratamento, monitoramento e retroalimentação. 4.2 Boas práticas de gestão de Riscos. 5 Processos participativos de gestão pública: controle social e cidadania; mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos individuais, coletivos e difusos. 5.1 Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos, conferências e outros fóruns, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 5.2 Comunicação na gestão pública, governo eletrônico, transparência da administração pública e accountability. 5.3 Controles interno e externo. 5.4 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações). 6 Articulação versus a fragmentação de ações governamentais. 6.1 Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade. 7 Processos governamentais de compras e gestão de contratos. 7.1 Sustentabilidade das contratações. 7.2 Compras centralizadas.
  • Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino SuperiorVanderlan Marcelo 50 h/a | 88 vídeos | 5 PDFs
  • Módulo Estado, Instituições e Políticas Públicas [ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA e SOCIEDADE]Maria das Graças Rua | Alvaro Costa Jr 40 h/a | 65 vídeos | 2 PDFs
    1.Conceitos básicos da ciência política: consenso; conflito; política; poder; 
    autoridade; dominação; legitimidade, soberania, ideologia, hegemonia. 2. Estado: Conceito e evolução do Estado moderno; Estado, governo e aparelho de Estado. 3. Temas centrais da teoria política clássica: constituição e manutenção da ordem política; contrato social; demarcação das esferas pública e privada; repartição de poderes. 4. Weber e a dominação racional legal com quadro burocrático. Os quadros e meios administrativos do Estado. 5. O Estado de Bem-estar social e os direitos civis, políticos e sociais. As crises do Estado de Bem-estar social. Evolução do estado de Bem-estar social no Brasil e a noção de cidadania regulada.  6. Estruturação do Estado no Brasil: a construção da república, da democracia, da federação, dos aparelhos de Estado e da administração pública federal. 8. Federalismo: Estado unitário e Estado federativo; relações entre esferas de governo e regime federativo. 9. Relações entre política e administração; limites e possibilidades de atuação da esfera pública na produção e regulação de bens públicos; instituições não-governamentais e o exercício do poder público. 10. O processo democrático a partir de 1985. A Constituição de 1988. 11. Democracia, descentralização, atores sociais, gestão local. 12. Representação política: a organização dos partidos políticos e dos processos eleitorais, o funcionamento dos órgãos administrativos, legislativos e de justiça; mecanismos administrativos e legislativos de controle estatal. 13. Evolução da Administração Pública no Brasil após 1930: reformas administrativas, a nova gestão pública. 14. Excelências nos serviços e gestão por resultados na produção de serviços. 
    15. Accountability. 16. Processos participativos de gestão pública: formas e supervisão e contratualização de resultados, redes interorganizacionais, conselhos de gestão, orçamento participativo. 
    17. Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização social de interesse público (OSCIP), 
    agência reguladora, agência executiva e organizações para-estatais. 18. Governança, politicas de compliance e controle interno e externo na administração pública 
    19. Gestão de pessoas por competências. 
    20. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, Governo aberto, transparência. 
    21. E-govern. Inovações na gestão pública e na prestação de serviços públicos. A transformação digital no setor público. 
    22. Coordenação Executiva – problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intra-governamental, inter-governamental 
    e governo-sociedade. 23. Gestão de contratos, convênios e política de compras no setor público. 
  • Módulo Estado, Instituições e Políticas Públicas [ESTADO e CONSTITUIÇÃO] 60 h/a | 115 vídeos | 5 PDFs
    1. Teoria da Constituição: 1.1 Introdução ao Direito Constitucional; Conceitos de Constituição. 1.2 Classificação das Constituições. 1.3 Poder Constituinte. 1.4 Normas constitucionais no tempo. 1.5 Eficácia das normas constitucionais. 1.6 Hermenêutica Constitucional. Módulo 2. Princípios Fundamentais: 2.1 Formas de Governo; Formas de Estado; Regimes Políticos; Sistemas de Governo; Fundamentos da República Federativa do Brasil 2.2 Objetivos; Princípios que regem as relações internacionais do Brasil. Módulo 3. Direitos e Garantias Fundamentais: 3.1 Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais. 3.2 Direitos individuais em espécie: Direito à vida; Direito à igualdade; Direitos individuais em espécie; Direito à liberdade; Direitos individuais em espécie; Direito à segurança Direito à propriedade; Direito à privacidade; Segurança jurídica; Garantias de Natureza Penal; Garantias de Natureza Processual 3.3 Remédios Constitucionais. Natureza administrativa; Habeas Corpus; Habeas Data; Mandado de Segurança; Mandado de Injunção; Ação Popular. 3.4 Direitos Sociais; Direitos de Nacionalidade. 3.5 Direitos Políticos; Partidos Políticos Módulo 4. Organização do Estado: 4.1 Introdução. Organização político-administrativa da União; Organização político-administrativa dos Estados e do DF; Organização político-administrativa dos Municípios. 4.2 Repartição de competências 4.3 Intervenção Federal e Intervenção Estadual Módulo 5. Poder Legislativo: 5.1 CPI 5.2 Estatuto dos Parlamentares Módulo 6. Poder Executivo: 6.1 Presidente da República; Competências; Responsabilidade Módulo 7. Poder Judiciário: 7.1 Ingresso na carreira; Promoção; Residência na Comarca; Órgão Especial; Regra do quinto constitucional; Garantias da Magistratura; Vedações; Cláusula da Reserva de Plenário; Súmulas Vinculantes; Estatuto da Magistratura 7.2 Composição e competência dos órgãos do Judiciário ( STF;  STJ; Justiça Federal) Módulo 8. Controle de constitucionalidade: 8.1 Sistemas gerais e sistema brasileiro. 8.2 Controle incidental ou concreto. Controle abstrato de constitucionalidade. Exame in abstracto da constitucionalidade de proposições legislativas. Ação declaratória de constitucionalidade. Ação direta de inconstitucionalidade. Arguição de descumprimento de preceito fundamental. Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Ação direta de inconstitucionalidade interventiva. Súmula Vinculante.
  • Módulo Estado, Instituições e Políticas Públicas [ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA NO BRASIL]Adenilton Almeida 50 h/a | 97 vídeos
    1. Conceito, objeto, fontes. 2. Regime jurídico-administrativo, princípios. 3. Administração Pública: conceito, classificação, princípios, descentralização e desconcentração, Administração Direta e Indireta, entidades do Terceiro Setor. 4. Órgão público: conceito, classificação, competências públicas. 5. Atos administrativos: conceitos, requisitos, elementos, pressupostos, atributos, classificação, cassação, revogação, anulação e convalidação. Vinculação e discricionariedade, ato administrativo nulo e anulável. 6. Processo administrativo: Lei Federal nº 9.784/99. 7. Poderes da Administração Pública: poder disciplinar, poder de polícia, polícia judiciária e polícia administrativa. Principais setores de atuação da polícia administrativa. 8. Serviços públicos: conceito, concessão, permissão, autorização e delegação. Bens públicos: conceito, classificação, regime jurídico, uso comum, especial e privativo. 9. Responsabilidade civil do Estado. Responsabilidade civil do Estado: responsabilidade patrimonial do Estado por atos da administração pública: evolução histórica e fundamentos jurídicos; teorias subjetivas e objetivas da responsabilidade patrimonial do Estado; responsabilidade patrimonial do Estado por atos da administração pública no direito brasileiro. 10. Controle da Administração Pública. 
  • Módulo Gestão Governamental [GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PÚBLICA]Vinícius Nascimento 30 h/a | 62 vídeos
    1. Orçamento Público: conceitos e princípios. Orçamento‐programa: fundamentos e técnicas. O orçamento na Constituição de 1988. Processo de planejamento orçamentário: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. Leis de créditos adicionais.  2. Ciclo orçamentário: elaboração, discussão, votação, aprovação, execução e avaliação. 3. Classificações orçamentárias: conceituação, classificação e estágios da receita e da despesa públicas. 4. Dívida ativa. Regime de adiantamento (suprimento de fundo). Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Dívida pública. Descentralização de créditos. Conta única do Tesouro Nacional. 5. Manual Técnico de Orçamento: itens 1 a 4 e 7. 6. Retenção de tributos federais: Instrução Normativa RFB nº 1.234/2012. 7. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): conceito, objetivos, usuários e segurança do sistema (princípios e instrumentos) 
  • Módulo Gestão Governamental [PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS]Jackson de Toni | José Wesley 15 h/a | 31 vídeos | 6 PDFs
    1. Planejamento nas organizações públicas. 2.1 O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). O ciclo do planejamento em organizações (PDCA). 2.2 Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Indicadores de desempenho. 2.3 Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores. 3. Administração de projetos e operações. 4. Gestão e controle de processos e projetos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação. 
  • Módulo Gestão Governamental [TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA]Giovanni Pacelli | Emerson Caetano 25 h/a | 49 vídeos | 4 PDFs
    1. Licitações e contratos administrativos: Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 14.133/2021, conceito, princípios, contratação direta, modalidades, tipos e aspectos procedimentais. 2. Pregão: Lei nº 10.520/2002, conceito, espécies, objeto, regulamentação e aspectos procedimentais. 3. Improbidade Administrativa [Lei nº 8.429/1992 e alterações apud Lei n. 14230/2021]. 4. Tópicos de atualização da Contabilidade Pública Aplicada ao Setor Público. 4.1 NBC TSP Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público. 4.2 Objetivos e Usuários da Informação Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público. 4.2.1 Características Qualitativas. 4.2.3 Entidade que Reporta a Informação Contábil. 4.2.4 Elementos das Demonstrações Contábeis. 4.2.5 Reconhecimento nas Demonstrações Contábeis. 4.2.6. Mensuração de Ativos e Passivos nas Demonstrações Contábeis. 5. Estrutura e conteúdo das demonstrações contábeis de acordo com a Lei nº 4.320/1964, NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis e Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP (9ª Edição, aprovada pela Portaria STN nº 1.121, de 4 de novembro de 2021). 6. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP. 6.1 Aspectos Gerais do PCASP: Conceito de Plano de Contas, objetivos, conta contábil e alcance. 6.2 Estrutura do PCASP: Natureza da informação contábil, código da conta contábil, atributos da conta contábil. 7. Tópicos Específicos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 7.1 Procedimentos Contábeis Orçamentários e Patrimoniais, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público -MCASP (9º edição, aprovada pela Portaria STN nº 1.121, de 4 de novembro de 2021). 8. Tópicos Especiais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 8.1 Sistema de Informações de Custos: NBC T 16.11. 8.2 Manual de Informações de Custos do Governo Federal, aprovado pela Portaria STN nº 518/2018. 
  • Módulo Gestão Governamental e Governança Pública [GESTÃO DE PESSOAS]Márcio Cunha 30 h/a | 58 vídeos
  • Módulo Políticas Públicas [AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS e PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS]Maria das Graças Rua 15 h/a | 12 vídeos | 4 PDFs
    1. Avaliação de políticas públicas; Principais componentes do processo de avaliação. Custo-benefício, escala, efetividade, impacto das políticas públicas. 2. Principais referenciais de avaliação e governança de políticas públicas. 3. Avaliação ex-ante e ex-post.
  • Módulo Políticas Públicas [CONCEITOS E MODELOS ANALÍTICOS]Maria das Graças Rua 30 h/a | 53 vídeos
    1. As diferentes conceituações de políticas públicas. 2. O processo de elaboração de políticas no estado capitalista moderno. O papel do Estado. A burocracia e o Estado. Poder, racionalidade e tomada de decisões. Contribuições do estudo das organizações para análise do processo de elaboração de políticas públicas. Burocratas e discricionariedade no processo de elaboração de políticas públicas. 3. Teorias e modelos de análise contemporâneos de políticas públicas: escolha racional institucional; teoria de redes de políticas públicas; teoria dos múltiplos fluxos; teoria do equilíbrio pontuado; teoria de coalizões de defesa. 4. Implementação de políticas públicas: problemas, dilemas e desafios. 5. Instrumentos e alternativas de implementação, como fundos, consórcios, transferências obrigatórias. 6. Federalismo e descentralização de políticas públicas no Brasil: organização e funcionamento dos sistemas e programas nacionais – saúde (SUS); educação básica (Fundeb); assistência social (SUAS); Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
  • Módulo Políticas Públicas [ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS]Amanda Aires 35 h/a | 63 vídeos
    Noções de Microeconomia. 1. Conceitos Fundamentais 2. Teoria dos preços e elasticidades 3. Teoria do consumidor 4. Teoria da firma. Teoria da produção. Teoria dos custos. Teoria dos lucros. 5. Equilíbrio de mercado. Noções de Macroeconomia. Introdução à Macroeconomia e às contas nacionais. 1. Contas Nacionais. 2. Economia Clássica e Economia Keynesiana. 3. Funções do Governo e na Economia. 4. Política Fiscal. 5. Setor Público. 6. Moeda. 7. Política Monetária. 8. Balanço de Pagamentos. 9. Taxa de Câmbio. 10. Regimes Cambiais. 11. Intervenções do Governo na Economia. 12. Falhas de Mercado. Economia Brasileira. 1. Desenvolvimento brasileiro no pós-guerra. 2. Plano de metas. 3. O milagre brasileiro. 4. O II PND 5. A crise da dívida externa 6. Os planos de estabilização 7. Economia brasileira contemporânea.
  • Módulo Políticas Públicas [TÓPICOS ESPECIAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS]Maria das Graças Rua 15 h/a | 21 vídeos
    1. Comissões parlamentares. 1.1. Comissões permanentes: composição e competências constitucionais. 1.2. Comissões parlamentares de inquérito: requisitos, competências, abrangência e limitações. 2. Regulação constitucional do processo legislativo: espécies legislativas, poder de iniciativa, quórum, ritos, urgência constitucional, sanção e veto, exigências e vedações. 3. O papel do Presidente da República no processo legislativo. 
    4. O processo legislativo da medida provisória. 5. Políticas públicas, programas governamentais e o processo legislativo. 6. O processo de reforma constitucional. 7. Lei Complementar nº 95, de 1998. 8. Controle do Poder Executivo pelo Congresso Nacional: sustação de atos normativos, julgamento de contas, pedidos de informação e comparecimento de Ministros de Estado.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Paulo Lacerda | Giovanni Pacelli 50 h/a | 50 vídeos | 5 PDFs
    1.1 Planejamento governamental, finanças e gestão pública; 1.2 Papel das instituições; 1.3 Noções sobre finanças públicas, ciclo orçamentário, controles interno e externo. 1.5.2 Incentivos tributários, subsídios e taxação; 1.6 Papel das compras públicas no adensamento produtivo e tecnológico; 1.7 Políticas fiscal e monetária verdes. 
  • POLÍTICAS PÚBLICAS [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua 50 h/a | 130 vídeos | 17 PDFs
  • REALIDADE SOCIOECONÔMICA ATUAL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Maria das Graças Rua | Rafael Silveira e Silva 30 h/a | 24 vídeos | 6 PDFs
    1.Economia brasileira pós-1990: abertura, estabilização e crescimento econômico. 2. Evolução da produtividade na economia brasileira; Transformação digital. 3. Produção científica e tecnológica no Brasil. 4. Desigualdades regionais e urbanas. 5. Expansão do agronegócio e interiorização do crescimento brasileiro. 6. Desindustrialização e suas consequências. 7. Tributação e justiça distributiva. 8. Federalismo fiscal. 9. Desigualdades: de renda, educacionais, étnico-raciais, de gênero e geracionais - crianças, adolescentes, jovens e idosos. 10. Pobreza e insegurança alimentar e nutricional. 11. Estrutura de classes, estratificação e mobilidade e inclusão social. 12. Discriminação e preconceito contra grupos vulneráveis ou minoritários. 13. Desafios à democracia e à representação política dos diferentes grupos sociais. 14. Violência e segurança pública. 15. Implicações e consequências socioeconômicas das mudanças climáticas. 16. Mobilização, organização e participação social, conselhos, conferências e outros fóruns; transparência e controle do Estado no Brasil. 17. Dinâmica demográfica; tendências da fecundidade e seus determinantes; tendências e tipos de migração e seus determinantes; tendências da mortalidade e seus determinantes; projeções de população.
  • SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Equipe IGEPP | Maria das Graças Rua 50 h/a | 27 vídeos | 11 PDFs
    1 Cenário epidemiológico do Brasil: transição demográfica e epidemiológica das DCNT e Agravos da Saúde. 1.1 Determinantes sociais, ambientais e biológicos do processo saúde-doença. 1.2 Parâmetros técnicos na organização da rede de atenção à saúde, epidemiologia e vigilância das DCNT e Agravos da Saúde e de seus fatores de risco. 1.3 Sistemas de Informação em Saúde no Brasil e sistematização de Informação. 1.4 Ações de saúde: promoção da saúde, prevenção e controle das DCNT. 1.5 Cuidado integral em saúde: definição, organização de linhas de cuidado em saúde das pessoas com DCNT e Agravos da Saúde. 1.6 Avaliação e monitoramento de políticas e programas de saúde pública para DCNT. 1.7 Informação, Comunicação e Educação em Saúde. 2 Ciência e tecnologia em saúde. 2.1 Tecnologias em saúde: conceitos e tipologia. 2.2 Política Nacional de Gestão de Tecnologia em Saúde. 2.3 Aspectos éticos e bioéticos nos estudos e uso da Avaliação das Tecnologias em Saúde (ATS). 2.4 Análise e uso de bases de dados. 2.5 Tomada de decisão na incorporação tecnológica e fluxo de Incorporação das Novas Tecnologias. 2.6 Avaliação Econômica em Saúde (AES). 3 A Política de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS). 3.1 Estrutura e organização do Sistema Único de Saúde. 3.2 Financiamento e critérios de alocação de Recursos 
    no SUS. 3.3 Determinantes da Demanda dos Serviços em Saúde 3.4 Modelos Assistenciais em Saúde. 3.5 Análise das políticas públicas de Saúde. 3.6 Programa Nacional de Imunização (PNI). Política Nacional de Promoção da Saúde. 3.7Políticas Públicas de vigilância em saúde; a vigilância em saúde no âmbito do SUS. 3.8 O papel dos serviços de saúde nos diferentes níveis da assistência na resposta às emergências em saúde pública e eventos de potencial risco sanitário nacional das doenças transmissíveis. Legislação do SUS (artigo 196 CF, Lei nº 8080/1990 e suas alterações; Lei 8.142/1990 e suas alterações). 4 Planejamento, administração e gestão em Saúde. 4.1 Gestão e monitoramento do plano; indicadores de avaliação e sistema de gerenciamento do plano 4.2 Elaboração de projetos de investigação e intervenção. 5 Estudos e 
    avaliação de indicadores de saúde: sistemas nacionais de informação para doenças transmissíveis e não transmissíveis. 5.1Diagnóstico de saúde; diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças transmissíveis de notificação obrigatória. 5.2Desenhos de estudos epidemiológicos para investigação de doenças transmissíveis. 5.3 Desenho de estudos avaliativos de efetividade e impacto de intervenções ou políticas públicas com foco nas doenças transmissíveis e não transmissíveis. 5.4Monitoramento e avaliação de intervenções para controle ou eliminação ou erradicação de doenças transmissíveis (tuberculose, hanseníase, sífilis congênita e HIV/AIDS e hepatites). 5.5 Controle e avaliação de risco e programas de educação. 6 Vigilância em saúde. 6.1 Política Nacional de Vigilância em Saúde. 6.2 Contribuição da vigilância em saúde e ferramentas para ações de controle e monitoramento de epidemias, endemias regionais e de vetores relacionados as doenças transmissíveis. 6.3 Planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância em saúde das doenças transmissíveis e não transmissíveis. 6.4 Composição de equipes multidisciplinares para o planejamento, execução, monitoramento e avaliação do processo de vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis. 6.5 Apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo de saúde-doença dos indivíduos aliado ao gerenciamento de soluções tecnológicas mitigadoras e da avaliação, controle das doenças transmissíveis e não transmissíveis. 6.6 Investigação, monitoração e avaliação de riscos e dos determinantes dos agravos transmissíveis e dos danos à saúde e ao meio ambiente. 7 Legislação – Desenvolvimento Social: Constituição Federal: 7.1 Direitos sociais (art. 5, 6, 7). 7.2 Direitos Culturais (art. 215, 216). 8 Assistência Social: 8.1Constituição Federal (art. 203, 204). 8.2 Política Nacional de Assistência Social (PNAS), 2004. 8.3 Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993. 8.4 Norma Operacional Básica do Suas (NOB/Suas). 9 Seguridade Social: Constituição Federal/ Seguridade Social (art. 194). 9.1 Normas mínimas de Seguridade Social, Convenção nº 102 da OIT. 10. Segurança Alimentar. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006 e alterações. 11 Política Social – Movimentos Sociais: 11.1 Projeto ético-político profissional do serviço social. 11.2 Democracia e cidadania na sociedade contemporânea. 11.3 Estado, políticas sociais e movimentos sociais. 11.4 O serviço social nas ONG. 11.5 Estado e sociedade civil: as ONG e políticas sociais. 11.6 Sociedade civil e movimentos sociais: 11.6.1 Associativismo local; 11.6.2Formas de articulação interorganizacionais. 11.6.3 Mobilizações na esfera pública, 11.6.4 Redes de movimentos sociais. 11.7Movimentos sociais: 11.7.1 movimentos rurais e urbanos. 11.7.2 Ações coletivas; 11.7.3. Sujeitos coletivos. 11.8 Movimentos sociais no Brasil: 11.8.1 Aspectos históricos. 11.8.2 Novos atores sociais. 11.9 Cidadania Coletiva e Emergência de Espaços Públicos Não Estatais. 11.10 Globalização, redes de movimentos sociais, cidadania. 12 Política Social – Assistência Social: 12.1 Concepções sobre o surgimento do Estado. 12.2 Manifestações da questão social e o surgimento das políticas sociais. 12.3 Conceito de política social. 12.4 Estado social de direito e Welfare State. 12.5 Política social e constituição da esfera pública. 12.6 Estado brasileiro e proteção social: 12.6.1 Vertentes históricas. 12.6.2 A construção da política social no Brasil.
  • SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL [Conhecimentos Específicos] Pré-Edital [ATDS 2025]Equipe IGEPP 60 h/a | 6 PDFs
    1. Dinâmica e estrutura demográfica do Brasil. 2. Desigualdades socioeconômicas e regionais. 3. Direitos humanos, discriminação e exclusão social, com atenção aos direitos e à situação de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, pessoas com deficiência, indígenas, negros, pessoas LGBTQIA+, e outros grupos minoritários ou vulneráveis. 4. Novas tecnologias e transformações no mundo do trabalho. 5. Mudanças na estrutura produtiva brasileira. 6. Desenvolvimento urbano brasileiro: o crescimento das cidades e os desafios urbanos. 7. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
  • ÉTICA e INTEGRIDADE [Conhecimentos Gerais] Pré-Edital [ATDS 2025]Rodrigo Silva Pereira 50 h/a | 31 vídeos | 5 PDFs
    3.1 Princípios e valores éticos do serviço público, seus direitos e deveres à luz do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). 3.2 Governança pública e sistemas de governança (Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017). Gestão de riscos e medidas mitigatórias na Administração Pública. 3.3 Integridade pública (Decreto nº 11.529/2023). 3.4 Transparência e qualidade na gestão pública, cidadania e equidade social. 3.5 Governo eletrônico e seu impacto na sociedade e na Administração Pública. Lei nº 14.129/2021. 3.6 Acesso à informação. Lei nº 12.527/2011. 3.7 Transparência e imparcialidade nos usos da inteligência artificial no âmbito do serviço público. 

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Palavra do Aluno

Sou o Leydson, fui aprovado em 1° lugar para o cargo de Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, agora em 2023/2024. Eu usei o material do IGEPP na minha preparação e com certeza o curso foi decisivo para minha aprovação no concurso. O que mais me chamou atenção no IGEPP foi o time de professores que eles conseguiram reunir. Eu já conhecia alguns professores, como o Emerson Caetano (direito administrativo) e Maria das Graças (ciência política), entre outros . Quando eu vi que o curso que o IGEPP online havia montado para a Câmara contemplava esses nomes, eu não tive dúvidas sobre adquirir o curso e estudar por eles. Destaco a qualidade do material, tanto dos PDF’s quanto dos vídeos da plataforma do IGEPP online. Os professores conseguem entregar o conteúdo de maneira clara, aprofundada e com uma didática e organização excelentes. Adquiri uma bagagem consistente ao longo dos anos com os projetos da instituição. Recomendo o IGEPP online pra todo mundo que anseia por uma vaga nos cargos de elite do serviço público. Só tenho a agradecer pelo profissionalismo e empenho dessa equipe sensacional.

Leydson Rodrigues Carvalho Silva

1º Colocado na Câmara dos Deputados - Analista [Técnica Legislativa] 2023

"Olá!! Estou escrevendo para agradecer pela minha experiência com vocês. Nunca tinha me preparado para nenhum concurso antes, minhas primeiras provas "para valer" foram APPGG-SP, Ipea e APO, todas estudando com o Igepp. Tive o privilégio de passar em primeiro lugar para APPGG, além de ter sido aprovado em nono lugar (AC) no Ipea, na área de Políticas Públicas e Sociedade. Já no concurso para APO - ainda em andamento -, obtive, empatado com mais alguns candidatos, a terceira maior nota na primeira fase (provas objetivas) em minha especialidade.

Com a aprovação no Ipea, minha prioridade, considero encerrada a minha trajetória de preparação para concursos, e certamente o Igepp teve um papel importante nisso. Gostaria de deixar meu agradecimento especial ao professor Vanderlan Marcelo, que tem o dom de converter conteúdos quantitativos complexos em algo palatável para quem não é de exatas. Uma das didáticas mais incríveis que já pude testemunhar, por isso meu agradecimento especial a ele!"

Luiz Michelon Zardo

1º Lugar em Analista de Políticas Públicas de Gestão Governamental do município de São Paulo

"O curso de Pós-Graduação em Direito Parlamentar e Processo Legislativo do IGEPP ampliou meus conhecimentos específicos acerca do Poder Legislativo e do Processo legislativo. Ainda, permitiu a reflexão crítica sobre o papel das Casas Legislativas na conjuntura atual. O curso aborda uma variedade de disciplinas fundamentais para a compreensão de temas e dinâmicas legislativas. Os professores são excelentes e as aulas muito didáticas. A plataforma online, muito acessível, facilita o acompanhamento dos estudos e permite flexibilidade total. O curso é fundamental para quem busca novas perspectivas profissionais e maior fundamento para analisar os debates políticos contemporâneos. Agradeço ao time IGEPP pela organização e atendimento sempre muito atencioso!"

Paula Baratella

"Eu sou Melina, tenho 31 anos; eu fui aprovada no concurso do Senado Federal, para o cargo Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo. Para concursos de alto nível é necessária uma preparação de longo prazo. Quando começaram os rumores do concurso do Senado, o IGEPP já tinha uma excelente reputação, então, eu decidi apostar neste cursinho. Eu, realmente, falo que vale a pena. Na época eu preferi pagar um cursinho melhor para ter professores de alto nível e uma administração comprometida. Eu tive muita sorte de ter buscado o IGEPP. Quem chegou até o final, quase todas as pessoas da sala passaram. Na época, eu conheci o IGEPP porque o curso preparatório era líder de aprovação para o concurso de Gestor que é um concurso muito difícil, muito disputado. Então, eu pensei: bom, esse preparatório deve ser bom. E, realmente, foi o diferencial na minha aprovação. Sem dúvida alguma, eu nunca tinha estudado em um curso com tantos professores qualificados e uma organização impecável. Realmente a organização da administração, as aulas, a carga horária: tudo isso foi um grande diferencial na minha aprovação. Eu, realmente, sou grata ao IGEPP, aos professores, ao Álvaro. Quando eu recebi a notícia da minha aprovação foi um momento único, de muita felicidade. O dia da minha nomeação foi um dos dias mais felizes da minha vida."

Melina Fernandez

"Preparação com antecedência é a filosofia do IGEPP. Eu mesmo digo, por experiência própria, que aqui no IGEPP fiz amigos para a vida inteira. No dia da minha posse, já conhecia mais da metade dos colegas que lá se encontravam. Não desistam. A aprovação em concursos envolve uma série de fatores. O nosso objetivo é estarmos bem-preparados para minimizarmos ao máximo os fatores que são alheios à nossa vontade e conseguirmos lograr uma aprovação ainda que não nos sejam favoráveis. Para auxiliar nessa preparação é importante contar com a ajuda de profissionais que já possuem grande experiência na preparação de candidatos para concursos públicos. Isso o IGEPP tem a oferecer. Eu mesmo fui aluno da casa, contei com o auxílio de diversos professores, assisti aulas, realizei simulados, questões, cursos de exercícios e tudo isso me deu um suporte necessário para eu conseguir lograr êxito na minha prova para Analista Legislativo e para Consultor Legislativo do Senado. IGEPP, líder imbatível em aprovações."

Foi Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, aprovado no último concurso, realizado em 2012.

Agora é Consultor Legislativo do Senado Federal.

Roberto Ribeiro

“Eu passei no concurso do Banco Central em 7º lugar. Eu conheci o IGEPP por conta de uma grande amiga minha e ela disse: faz lá porque o curso é excelente e vai seu um diferencial para você.  E, de fato, foi. Eu vim, conheci a estrutura, a carga-horária e eu falo para quem quiser ouvir: foi um diferencial para a minha aprovação. Eu passei no Banco porque eu tive determinação, eu estudei muito, tive uma família que me apoiou muito, amigos que me deram suporte, inclusive, indicando o curso que foi um grande diferencial que me ajudou a estudar corretamente aquilo que eu precisava. Professores excelentes, uma aula extremamente focada; eu tive uma boa preparação. O IGEPP te prepara corretamente. Fiz simulados, fiz redação e isso me deu uma boa base para a hora da prova. Todas as pessoas que estudaram comigo passaram. Isso também é um diferencial do IGEPP em relação aos outros cursinhos.”

Carolina Netto

“Oi! Boa Tarde! Me nome é Olávia Cristina Gomes Bonfim, fui aprovada em 1º lugar para o cargo de consultor legislativo, área Constituição e Justiça, da CLDF. Fiz um curso com vocês no IGEPP online. Gostaria de agradecer pela contribuição na minha aprovação!” 

Aprovada em primeiro lugar para o cargo de Consultor Legislativo, área Constituição e Justiça, do Concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (2018)

Olávia Cristina Gomes Bonfim

Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultora Legislativa

"Percebi que o IGEPP não mede esforços para oferecer um bom ensino. O corpo docente é muito bom! Tive aula com os melhores professores de cada tema, muitos vieram de outros estados. As matérias são bem divididas e temos apoio on-line. Além disso, a parte administrativa do IGEPP é muito boa. Quando o tempo é curto, uma boa organização no curso é fundamental."

Utilizou a Pós para melhor colocação profissional na empresa que trabalha.

Bruno Varjão

"Eu não era servidor público antes de estudar no IGEPP. Depois de dois anos de estudos, tomei posse na Agência Espacial Brasileira, estou aguardando ser chamado para o MPOG e para  Auditor de Controle Interno do Distrito Federal.

Aprovado para a Agência Espacial Brasileira, MPOG e Auditor de Controle Interno do DF.

Rafael Duarte de Paula Silva

"Eu já era servidora pública e com o conteúdo ministrado na Pós em Gestão Pública do IGEPP, consegui outra aprovação: no primeiro concurso para Gestor de São Paulo. Na minha opinião, essa é a melhor instituição do mercado que prepara as carreiras de Gestão."

Aprovada para APPGG/ SP - 2015 (Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo).

Ellen Carolina Bandeira

"Cursar a Pós em Gestão Pública no IGEPP foi uma oportunidade de conhecer melhor a Administração Pública Federal. Com o amplo conhecimento e embasamento teórico conquistados, pude aplicá-los na rotina do órgão público onde trabalho."

Cursou a Pós em Gestão Pública para aplicar os conhecimentos no órgão público que trabalha: Ministério da Justiça. Aguarda sair o edital de Gestor Público Federal. 

José Albuquerque Nogueira

"Estudei no IGEPP, fui aprovada para Analista de Políticas Sociais e fiquei encantada com o nível dos professores e a proximidade da Secretaria Acadêmica com os alunos. Resolvi cursar a Pós em Gestão Pública, que me ajudou tanto em passar em outros concursos públicos, como também na seleção interna do órgão que eu trabalhava. Logo após o fim das aulas, saiu o edital para Analista de Gestão Pública do MPU, consegui aprovação e é o cargo que ocupo hoje."

Aprovada para Analista de Gestão Pública do MPU/ 2013 e para Gestor Público Federal (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG)/ 2013.

Cecília Lamounier

A preparação oferecida pelo IGEPP é de fato diferenciada, sendo de grande relevância para candidatos que estão em estágio mais avançado nos estudos e na experiência em concursos, o que se percebe inclusive pelo nível dos alunos que a escola atrai.

Airton Luciano Aragão Júnior

"Se preparar com antecedência é fundamental para ser bem-sucedido nessa trajetória de concursos públicos. Eu decidi fazer cursinho no IGEPP porque a minha irmã me indicou. Minha irmã já tinha passado no concurso da Câmara, que é um dos concursos mais difíceis, e ela ficou insistindo para eu fazer concurso e para eu fazer o cursinho no IGEPP porque ela tinha sentido que tinha sido um diferencial: a qualidade dos professores, a estrutura e o material que eles oferecem. Então, eu fui lá, fiz, me matriculei no curso completo no curso do Banco Central. Ainda mais que tinham várias matérias de concurso que eu não tinha conhecimento nenhum, então eu fiz o curso completo e, realmente, eu senti que isso foi um diferencial muito grande. Lá, eu pude ver professores de excelente qualidade, professores que tem uma bagagem muito grande e alguns até já são do Banco Central. No meu caso, além do conteúdo, a gente pôde conhecer um pouquinho como era a instituição e isso também me motivou bastante. Lá no IGEPP, eu tive a oportunidade de além dos exercícios em sala, fazer simulados que foram muito importantes. Fazer os simulados me deu muito mais segurança para o dia da prova. Além dos professores, do material, dos simulados e dos exercícios, eu pude conhecer pessoas que estavam no mesmo barco comigo. Isso deixou a trajetória mais leve."

Mayara Trindade

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